Buscar
  • Alkimat

Você já ouviu falar de uma impressora 3D de metal? Venha conhecer!

Atualizado: Jan 20




Introdução


Você com certeza já ouviu falar de impressoras 3D de plástico, pois são as impressoras mais populares e acessíveis para o público em geral. Porém, dificilmente ficou sabendo da impressão 3D de metais, pois esse é um tópico muito recente no mundo inteiro. O objetivo desse post é te introduzir a essa nova tecnologia.

Peças fabricadas com aço inox 316L pela Alkimat


Manufatura Aditiva


É importante em primeiro momento deixar claro o que é Manufatura Aditiva: esse é o termo técnico para Impressão 3D, que abrange todas as tecnologias que permitem fabricar peças em que se adiciona camada por camada sucessivamente, por isso o termo 'aditivo'. No processo tradicional de fabricação, as peças são fabricadas, por exemplo, por subtração, em que uma ferramenta retira material de um bloco bruto até se obter o resultado desejado.


Uma estátua de Michelangelo, como David, é um bom exemplo de processo de subtração, pois o escultor produziu sua arte a partir do mármore bruto.


Processo Subtrativo x Processo Aditivo

Manufatura aditiva é simples: para fabricar uma peça é necessário primeiramente ter um arquivo 3D, depois ele deve ser fatiado em camadas por um software e por fim ele deve ser fabricado.


Fabricação por manufatura aditiva. 1º Arquivo 3D, 2º Fatiamento, 3º Fabricação


Fabricação com metal


Para fabricação de peças de metal, diversos processos foram desenvolvidos, sendo eles: deposição direta de metal por laser, jateamento de aglutinante, fabricação por feixe de elétrons, entre outros. Já a nossa especialidade é fabricar a partir do pó, tendo como ferramenta um laser de fibra. Esse processo se chama Fusão Seletiva a Laser, ou do termo em inglês, Selective Laser Melting (SLM). Ele consiste em aplicar uma fina camada de pó de metal, que possui espessura entre 0,1 mm e 0,03 mm, e depois fundir o material seletivamente aonde a peça deve ser fabricada. Isso é feito camada por camada até a peça ser completamente construída. No vídeo abaixo você pode conhecer um pouco mais do processo e também da nossa impressora 3D de metal: a Laser Funde 200.



Aqui na Alkimat nós projetamos e fabricamos a Laser Funde, uma máquina de Fusão Seletiva a Laser, sendo pioneiros no Brasil nesse mercado. Estamos localizados em São José, Santa Catarina, ao lado da cidade que é chamada de Vale do Silício brasileiro, Florianópolis, nos inserindo em um ecossistema vibrante de inovação.


Quer saber mais e entender como a impressão 3D de metal pode ser lucrativa para o seu negócio? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em te atender.


E-mail: contato3d@alkimat.com.br

Telefone: (48) 3346-4069


#manufaturaaditivametal #impressora3dmetal #impressão3dmetais #alkimat

186 visualizações

+55 (48) 3346-4069

Rua Abelardo Manoel Peixer, 142 - Barreiros, São José, Santa Catarina - 88110-055

©2019 por Alkimat.