© 2023 by Major. Proudly created with Wix.com

Impressão 3D de metais pelo método de fusão e deposição de filamento

O processo de moldagem por injeção de metais (MIM), utilizado para fabricação de peças metálicas, vem sendo desenvolvido e aplicado extensivamente nas últimas décadas.  O processo MIM consiste das seguintes etapas sequenciais: mistura de pós metálicos e ligantes termoplásticos para obter a matéria-prima (feedstock), injeção da mistura de pó/ligante na cavidade de um molde coma forma desejada, remoção do ligante e finalmente a etapa de sinterização.

Existe um mercado crescente importante para as peças fabricadas por este processo e uma demanda por componentes mulltifuncionais compostos de duas partes feitas de diferentes materiais como, por exemplo, uma combinação de peças magnéticas e não-magnéticas, condutores e isolados ou materiais duros e "moles" no mesmo componente.  Porém, existem barreiras não superados na prática no domínio da moldagem por injeção de bi-materiais.

A utilização do MIM em lotes de produção pequenos apresenta altos custos devido ao valor dos moldes e dos equipamentos de injeção.

Nos últimos anos a manufatura aditiva (MA) vem oferecendo uma alternativa revolucionaria para a fabricação em pequenos lotes de peças com geometrias simples e/ou complexas. A MA é um processo de fabricação de objetos tridimensionais a partir de um modelo CAD (Computer Aid Design), que se caracteriza pela adição de material, geralmente em camadas sucessivas. Um equipamento tipo CNC deposita material seletivamente seguindo uma trajetória gerada a partir do fatiamento do modelo 3D.  Um dos processos mais difundidos desta tecnologia é o FFF (Fused Filament Fabrication) ou FDM® (Fused Deposition Modeling)

A Alkimat vem desenvolvendo este processo com uma nova abordagem multimaterial.

Estão sendo desenvolvido um  equipamento especifico para impressão de metais, filamentos compostos metal/polímero, parâmetros para fabricação das peças e parâmetros de sinterização .